6 dicas para vender mais seu artesanato nesse final de ano
- Ju quem fez
- 5 de out. de 2020
- 4 min de leitura

Final de ano é, definitivamente, a melhor época pra quem trabalha com artesanato. Vai por mim, eu não acreditava quando me diziam isso, até o momento em que tive que recusar encomendas por não estar preparada. Então, vem comigo que vou te contar 6 coisas que vão te ajudar a se preparar pra esse pico de vendas!
1- Aproveite a onda das promoções
Promoções temáticas como a Black Friday, já estão na memória e na expectativa dos consumidores, então, se você quiser, aproveitar para dar algum desconto nesses períodos pode te render boas vendas.
Isso pode ser feito de diversas formas para te fazer vender mais sem correr o risco de levar prejuízo. Algumas ideias são: 1) colocar peças que você tem prontas e paradas em estoque já há algum tempo com algum desconto pra estimular a saída delas; 2) fazer kits com produtos que você já tenha com algum desconto pra aumentar o volume da venda; 3) oferecer descontos progressivos para incentivar seus clientes a comprar mais e já garantir alguns presentes para o Natal, por exemplo.
Mas lembre-se: você não é obrigada a entrar na onda das promoções, muito menos a dar descontos. Se quiser participar, faça isso estrategicamente pro seu negócio e não só porque todo mundo está fazendo. Reflita o que faz sentido para seu orçamento: talvez oferecer descontos para peças sob encomenda não seja tão interessante quanto estimular a saída de peças que você já tenha prontas. Renovar o estoque é importante, por exemplo, para fazer caixa e conseguir aproveitar a próxima dica da melhor forma. Olha só:
2- Planeje seu estoque de materiais para não perder encomendas e vendas
No final do ano é muito comum que os consumidores procurem por peças temáticas com cores marcantes como as natalinas (vermelho e verde) e as que remetem ao ano novo (branco, prata e dourado). Por causa desse comportamento de consumo, os estoques de materiais nessas cores somem das prateleiras muito antes do que você possa imaginar, então, não é má ideia se planejar pra garantir alguns materiais com antecedência. E não se esqueça dos materiais e cores que seus clientes já costumam procurar, as mais pedidas, as que você mais vendeu no últimos tempos - não é difícil que essa procura se repita, portanto, esteja preparada.
Além disso, não esquece que seus fornecedores também podem estar planejando participar da Black Friday, isso significa que você vai ter a oportunidade de planejar algumas compras de materiais com desconto o que vai aumentar sua margem de lucro! Então, já vai fazendo sua lista e separando um orçamento com antecedência. Quanto antes você se planejar menos estresse vai ter e mais oportunidade de vendas vai conseguir aproveitar no seu negócio!
(e já fica com esse spoiler: aqui na Ju quem fez vamos participar da Black Friday e todo site vai ganhar um desconto especial nessa época, fica de olho!)
3- Defina uma data limite para fechar sua agenda de encomendas
Acione o senso de urgência dos seus clientes colocando um prazo limite para que as encomendas de Natal sejam feitas, por exemplo. Ninguém quer perder vendas, mas aceitar uma encomenda uma semana antes do Natal porque o cliente não se planejou é pedir pra se estressar. Lembre-se que você é um ser humano e não uma máquina. É impossível aceitar todos os pedidos que vão aparecer e entregar num prazo humanamente viável com a qualidade que você tem nos seus produtos. Talvez não seja possível receber todas as encomendas que vão aparecer, mas colocar um prazo e fazer os clientes fecharem a compra com antecedência vai te ajudar (e muito!) no planejamento e a cumprir os prazos das entregas. E não se esquece de pedir o sinal, ein?
4- Tenha peças a pronta entrega
Todo mundo já viu aquelas reportagens que aparecem nos jornais final de ano mostrando os atrasildos de plantão na correria atrás de presente aos 45 do segundo tempo, e vai por mim: sempre aparece alguém de última hora precisando comprar um presente. Por isso, pode ser bacana aproveitar que ainda faltam quase 3 meses pro Natal e já ir fazendo algumas peças dessas pra oferecer como opção pronta entrega. Elas podem ser úteis não só pros atrasados, mas também praquelas pessoas que querem presentear com algo especial, mas que não tem tempo de esperar o prazo de confecção. Uma dica boa é focar a confecção da pronta entrega nas peças que você mais vende normalmente.
5- Chame atenção com novidades
Sabe aquelas peças novas que você tá querendo criar faz tempo? Então! Essa é a hora perfeita pra começar a planejar o lançamento delas! Aproveita as promoções que vêm por aí pra garantir com desconto os materiais que você precisa e lançar esse produto novo na época mais aquecida do ano no comércio! Os consumidores estão sempre de olho em novidades. E elas podem ser o que faltava pra alguém fechar uma compra!
6- Observe o comportamento de consumo dos seus clientes
O comportamento de consumo no final de ano se intensifica bastante nessas épocas de promoções como Black Friday e também nas 3 semanas antes do Natal. Pensa comigo: lá pra novembro é quando as pessoas começam a receber algumas parcelas do 13º, mas também é quando elas ainda não estão preocupadas com os presentes do Natal. Mesmo assim, por causa da vibe de promoção geral no comércio as pessoas ficam mais empolgadas pra comprar, e consequentemente acabam comprando coisas para elas e não pra presentear. Já na época de Natal as pessoas estão mais focadas nos presentes e até mesmo em objetos temáticos e decorativos. Portanto, observe o que seus consumidores buscam e ofereça o que eles precisam no tempo certo. Não faz sentido oferecer uma bolsa pra sua cliente usar no Ano Novo se ela veio te perguntar sobre peças decorativas pra casa pra presentear os sogros dela no Natal. Estar atento ao timing do consumo é fundamental para essa época.
...
E aí, já tinha parado pra pensar em tudo isso? Espero que ajude e aumentar suas vendas no final do ano! Depois me conta que eu vou amar saber! Beijos, Ju.
Comentários