Você sabe o que é conteúdo de valor?
- Ju quem fez

- 28 de set. de 2020
- 3 min de leitura

Você já deve ter ouvido falar por aí sobre o tal do "conteúdo de valor", mas afinal de contas: o que é isso e por que ele tem essa fama de ser tão importante para o crescimento do seu negócio e do das redes sociais da sua marca?
Te explico! Conteúdo de valor nada mais é do que respeitar o tempo das pessoas. Mas como assim, Ju? Não era aquela coisa de fórmula pronta, de calendários de postagem que os perfis de empreendedorismo ficam compartilhando por aí? Te respondo com toda certeza que não!
Produzir conteúdo de valor vai muito além de reproduzir o que todo mundo tá fazendo por aí, encaixando sua marca em fórmulas prontas, isso não se sustenta a longo prazo! Sabe por quê? Simplesmente porquê isso é fazer mais do mesmo, e isso não faz sua audiência se conectar com você. Quando você reproduz uma fórmula pronta que dizem por aí que dá certo, você não faz ideia de qual é a estratégia por traz daquele formato de conteúdo, logo, você não sabe no que aquilo vai dar, e se der em alguma coisa, você não vai saber se deu certo ou não, porque você nem sabia qual era o objetivo daquilo.
Digo essas coisas pra que você entenda que produzir conteúdo vai muito além de ganhar seguidores, curtidas ou reproduzir posts que viralizaram. Tem a ver com entender sua audiência, as dores dela e querer se conectar genuinamente com as pessoa que estão disponibilizando o tempo delas para te seguir e ouvir.
Já parou pra pensar que todo mundo que apertou o botãozinho de seguir no seu perfil e que te acompanha, investiu e investe um pouco do tempo da vida dela pra fazer isso?
Já parou pra pensar que isso quer dizer que elas estão escolhendo investir o bem mais precioso que elas tem pra apoiar o seu trabalho? Porque se tem um recurso que é o mais escasso e mais valioso que temos, definitivamente, é o nosso tempo. Esse não volta atrás.
Ou seja, toda vez que alguém aperta o botãozinho de seguir do seu perfil, deixa um like ou um cometário em um post seu, entenda que essa pessoa está morrendo um pouquinho pra fazer isso, ela está te entregando um pedaço do bem mais precioso da vida dela pra apoiar o seu negócio.
Quando colocamos as coisas nessa perspectiva fica um pouco mais fácil de entender a importância do conteúdo de valor, né? Por isso entregar conteúdo de valor é respeitar o tempo das pessoas! Porque quando você entende o que significa de fato uma pessoa disponibilizar o tempo dela pra apoiar seu trabalho, você não vai ter coragem de postar qualquer coisa, porque isso vai significar que você não se importa em desperdiçar o tempo precioso da vida delas. Depois de entender isso fica fácil entender que não faz sentido postar só por postar. Só porque algum perfil de empreendedorismo disse que você tem que postar 3x por dia, não significa que isso faça sentido para os seus seguidores ou pra você.
Como então saber se o que eu quero postar é um conteúdo de valor? Toda vez que você quiser postar algo, se pergunte:
1) Estou postando só por postar?
2) Isso faz sentido para os meus seguidores ou só estou reproduzindo uma coisa que alguém fez e pareceu que deu certo?
3) Estou desperdiçando o tempo das pessoas com isso?
4) Isso é algo que eu gostaria de ver/ler/ouvir?
5) Isso é algo que representa o que eu acredito e os valores que quero transmitir?
6) Isso vai agregar, alegrar, ajudar, sanar uma dúvida, aliviar uma dor, inspirar de alguma forma (ainda que pareça pequena) o dia da pessoa que consumir esse conteúdo?
Se você conseguir responder pelo menos algumas dessas perguntas com honestidade, pode ficar tranquila, você vai estar entregando conteúdo de valor para sua audiência. E isso vai gerar ganhos muitos maiores pra sua marca do que likes e números de seguidores, vai gerar credibilidade e conexão real, assim você vai estar agregando valor!
E não tem nada melhor que você possa querer pra sua marca do que isso! O resto: seguidores, visibilidade, vendas, etc. é consequência de um trabalho que respeita o tempo das pessoas.
Depois disso tudo você acha mesmo que vão preferir consumir de outra marca que não a sua?




Comentários